segunda-feira, janeiro 22, 2007



Paremiologia automotiva

De onde vêm as piadas? Entendo que uma anedota ou um causo podem buscar inspiração nos noticiários ou em cenas do cotidiano, mas as piadas simplesmente são.

Na mesma linha de atuação, quem é o redator das frases de parachoques de caminhão? Na verdade, as frases nunca são escritas nos parachoques e sim, nos saiotes anti-lama que ficam abaixo dele e ... ora, esquece. Essas frases pitorescas, verdadeiros microtratados de sociologia ambulante, circulam pelo país inteiro em inúmeras variantes sem que se ache o autor - ou autores - da blague.

Com um benemérito espírito público e um sincero desejo de ampliar ainda mais os horizontes da paremiologia automotiva, inventei algumas frases modernas para uso no seu caminhão. Espero que os lingüistas do futuro me façam justiça, colocando meu nome num novo tipo de predicado ou adjetivo. Aqui vão.

A estrada é o mar, o caminhão é o navio, o motorista é o capitão e a baleia eu deixei em casa.

Ex-mulher é como estrada ruim: por causa de três buracos perdi meu caminhão.

Sortudo é meu caminhão, que tem hora certa pra trocar de óleo.

Se a vida vive lhe pregando peças, use algumas delas e economize na oficina.

O pneu é cheio de Porcas, vive preso a um Cavalo e cedo ou tarde vai precisar de um Macaco.

Se parar o banco toma se correr o guarda multa.


Deseja desativar
essa tela Pop-up?
[ YES ] [ NO ]