quarta-feira, janeiro 24, 2007

Tubular

Se eu fosse um arquiteto ativo - epa! - e não um wannabe que nem CREA tem; eu me dedicaria a bolar casas pequenas. Muitos arquitetos acharam seu nicho se especializando, por exemplo, em parques aquáticos, hotéis, prédios de escritórios, hospitais ou aeroportos. É muito difícil, creia, um cara ser bom em tudo isso ao mesmo tempo. Aqui na Fortaleza, como não poderia deixar de ser, existem arquitetos especializados em casas de praia e serra, claro.

Gosto de imaginar soluções para pequenos espaços. A arquitetura naval é mestre nesse papo de encaixar coisas em espaços restritos, como submarinos e navios. Da mesma forma, a criação do mobiliário para aviões e trens de passageiros também exige um poder de síntese imenso. Não por acaso, existe a denominação de casa vagão para moradias muito compridas, mas de pouca largura, e nesse mundo louco de hoje, um ap de 50m² nas grandes cidades já pode ser considerado espaçoso.

Rascunhei um projeto de uma casa cilíndrica para eu construir quando reencarnar como gato. Nesse croquis não levei em conta detalhes como a orientação da casa com relação ao terreno, pois terreno ainda não há. Mas dá pra ter uma ideía da coisa, pelo menos para elaboração de orçamento. Meu chute? R$3.000 por andar. Que tal?

10 Comments:

Blogger Edge said...

ficou massa, mas segundo os chineses aqui:
- a cama tem que ficar voltada para a porta e nao pode ficar debaixo de janela
- a porta de entrada nao pode ser direta para uma porta de saida
- e tem q arrumar um cantinho ai para colocar agua corrente 24x7; mas essa aqui é 'supersticao' :)

2:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Curti!!!, vo faze uma aqui no terreno de casa, só q um pouco mais oval pra caber um aquario

10:24 AM  
Anonymous Fernando Moutinho said...

Bom eu acho que a estrutura esttá hyperdimensionada cara,um vão de apenas 5m não precisaria daquele pilar central, também acho que sobraria mais espaço interno se você usar os pilares paralelos a alvenaria e não perpendiculares.

5:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esta show de bola!! minha sugestão, como o fernando disse, não precisa de tanto pilar, voce pode embutir toda a estrutura nas paredes e viajando, se for de frente para a praia, fazer metade em balanço, assim voce cria uma vista completa de toda a orla e tambem resolve o problema que o Edge comentou. A escada voce pode fazer em leque assim diminui o comprimento dela e ganha mais espaço, existe uma relaçao para calcularuma escada: 2e+p= 63 cm onde "e" é o espelho (altura) e "p" é a pisada, 63 cm é a largura de uma passada de pessoa mediana, assim voce tem uma escada confortavel! Bem, da para viajar nesse seu projetinho! rsrs Faz uma perspetiva!! Flw

7:40 PM  
Blogger Hemeterio said...

Povo, obrigado pelos comentários e dicas. Talvez eu até faça a casa maior só pra gente se reunir lá e tomar umas e outras.

5:17 AM  
Anonymous Roberto said...

Após olhar esse croquis, imediatamente lembrei de um certo dia, almoçando com essa figura impar, ele me mostrou alguns projetos, nao da autoria dele, de casas, nao cilindricas, mas cubicas.

Achei espetacular seu projeto. Pena que eu nao tenha dinheiro para poder bancar sua construção.

Espero que vc abra uma excessao e projete minha casa :) Lhe darei carta branca para exercitar sua criatividade

Abraço.

1:55 PM  
Anonymous Quinho said...

Desculpa, mas como eu sou leigo, a primeira vista achei que você queria alocar as pessoas em tubos de esgoto. Achei a idéia fantástica! Depois percebi que o negócio era na vertical.

8:21 AM  
Anonymous Arquitravado said...

Período passado, em P1, um colega meu mostrou uma casa esférica pro professor. Aí o professor resolveu "estimular" o colega a ser mais investigativo e racional e provou pra ele que em corte uma pessoa só conseguiria ficar em pé no meio da sala. Mas o conceito dele exigia uma esfera. Então, para resolver o problema ele transformou a casa em um cilindro e encaixou na cobertura uma esfera.
..................................
Devido ao formato que ele assumiu, ela ficou conhecida como "casa do caralho".
hueahuhuaheuhauehuhauaheauehuuh

Essa história me veio quando eu o projetim.
Ficou bem bolado, vc num sabe como que é dificil pra um estudante colocar um móvel na diagonal e num ter que escutar um papo sobre racionalização do professor de projeto...

9:20 AM  
Blogger Hemeterio said...

Arqui, na minha faculdade teve um desses. A cupula que ele colocou no topo do cilindro era vermelha! Vai gostar de arquétipos assim...

8:49 PM  
Anonymous arquitravado said...

caramba cara... tava até pensando em desenvolver uma pesquisa sobre a presença de conteúdo erótico nas formas arquitetônicas: Niemeyer continua enxergando silhuetas femininas mesmo com 99,75 anos de idade e o Godines (um colega meu) jura que vê formas erógenas num capitel jônico...

5:34 AM  

Postar um comentário

<< Home