segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Green grows

Um ipê roxo e um amarelo, na varandinha daqui de casa.
Dando continuidade ao meu projeto de ecoterrorismo, acabei de plantar a quinta árvore na cidade. Trata-se de outro ipê amarelo, que foi colocado num local importante de Fortaleza. Agora veremos quanto tempo ele resiste à ação de vândalos - oficiais ou não.

Essa realmente é minha preocupação, isto é, como coibir atentados à minha plantinha? O que impede que moleques venham e arranquem as folhas? É querer demais de uma população majoritariamente, hã, desfavorecida, que tenha consciência ecológica e mais: que percebam que essa planta está lá para o bem de todos.

Resolvi apelar para a filosofia do Batman, ou seja, é mais eficiente assustar os bandidos que educá-los. Quem sabe se com o susto, pelo menos eles pensam duas vezes antes de cometer um crime?

Mas como assustá-los? O que um bandido teme, se nem a lei nem a possibilidade de morrer num tiroteio o assusta? Aí lembrei de Dostoiévski, que disse: sem Deus, tudo é permitido. Isso, exato! Quem é tolo o suficiente para empunhar armas e para massacrar árvores indefesas; teme a superstição!

Pensei em deixar um despacho de macumba ao lado da plantinha, mas onde conseguir uma galinha preta? Pensei melhor e vi a solução, que modéstia à parte, achei bem eficiente.

Fiz um bloco de concreto contento uma cruz - que todo malandro respeita - e embaixo, uma citação do livro do profeta Daniel, capítulo 4 versículo 11. Encomendei um carimbo com o texto e o desenho, e pronto! Coloquei no cimento fresco e está impresso para todo o sempre. Talvez essa atitude não impeça vandalismos, mas fiz o que pude.


O foco está uma merda, mas quem quiser ler, veja em Daniel 4, 11.

A cidade perde árvores o tempo todo devido aos cortes irregulares, velhice das árvores e por causa de acidentes. Muito poderia ser resposto pelo replantio, mas pouca gente se importa. Minhas cinco árvores plantadas ainda demorarão pelo menos 5 anos para criarem porte, e depois disso, quem sabe, viverem por muito mais tempo que eu ou você. Plantar uma árovore contém a maldição dos pioneiros: nunca ver a obra concluída. Se isso não é amor pela humanidade - pensar no bem estar de pessoas que nem sequer nasceram - eu não sei o que é.
Agora você está por conta própria. Boa sorte, amiga.

11 Comments:

Blogger Tarso Bessa said...

Show Hemé...

Se todo mundo plantasse uma dessas, as coisas se resolviam rapidinho. Lá no interiorzão o povo reclama pra caramba do calor, mas esquece que as plantas é que amenizam.

"Azucrinei" meu pai a plantar um pezinho na frente lá de casa e até que deu certo. Vou ver se consigo convencê-lo a plantar a segunda.

Hehehe... Será que um "Garajal" não resolveria o problema das suas plantinhas?

[]'s

5:06 PM  
Blogger Tarso Bessa said...

Hehehe.

Identifiquei o local (sts d). Vou lembrar de olhar quando passar.

Hehehe.

Isso é que é uma obra.

5:15 PM  
Blogger Hemeterio said...

Tarso, o poder sempre foi nosso, e de cada um. Power to the people!

Quanto à uma proteção mecânica, não sei se funcionaria. Prefiro achar que - ah, tolinho! - a ética é mais poderosa. Mas a nosso povo não é o escandinavo, né?

5:53 PM  
Blogger Edge said...

hemet, a arvore ta plantada no meio da pista ou é impressao minha?

1:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Desejo saber como plantar o ipe roxo. Tamanho do buraco na terra, quantidade de agua por dia...alias, gostaria de saber se posso planta-lo inicialmente em um vaso e depois transferi-lo para um espaço maior, como um quintal.

Muito obrigada.
Adriana Scavone
adrianascavone@gmail.com

9:06 AM  
Blogger Magdalena said...

...k k k .. rs! meu...amei sua idéia...rs! amo ipês de qualquer cor...acho q vou adotar sua idéia ao a sementinha do ipê rosa q tenho ...!

adorei!! bejão!!

8:56 AM  
Blogger Hemeterio said...

Mag, brigadao, o que importa é que as plantinhas vivam! Elas vao viver pelo menso 90 anos, amsio que quelquer um na bterra hoje, que bom.

1:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, linda sua iniciativa,que Deus te abençoe.
Ganhei uma muda de ipe rocho, gostaria de saber como cuidar e saber mais sobre o crescimento desta árvore.
meu email é ceica.agostinho@gmail.com
Desde já agradeço.
Ceiça

5:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

vc é muito criativo , parabens pela iniciativa

7:19 AM  
Blogger Eu sou 800 said...

brilhante!!!!! QUe Deus te proteja e dê ainda mais força pra vc!

7:11 PM  
Blogger Eu sou 800 said...

Brilhante!!! Que Deus te Proteja e dê mais força a vc!!!!
o planeta lhe agradece! ;)

7:14 PM  

Postar um comentário

<< Home