terça-feira, março 13, 2007

Tenho que reabastecer a Kombi...



Alta Cultura

Há de se ter sempre à mão um plano alternativo. Para esse segundo plano, dá-se o nome de biplano. Os gregos eram tão religiosos que inventaram um tipo de óculos especiais, que só eram usados em orações dentro do templo: os famosos oráculos. Pior fez um general romano, Tertuliano, que cansado do tédio nos cercos prolongados, desenvolveu a tertúlia.

O inventor da papinha de arroz foi o imperador Ming-Au da China, contemporâneo de Kublai Khan, odioso líder racista mongol fundador da Ku Klux Khan. O deserto de Atacama tem esse nome devido a um chileno pervertido, que amarrava suas lhamas numa cama e praticava sevícias com elas. Pela mesma razão, o rio Amazonas foi assim batizado devido a um português mulherengo que adorava freqüentar cabarés, muito comuns às margens do rio.

O imperador Pedro II, do Brasil, era filho de Pedro I, que por sua vez, era filho de Pedro Zero, conhecido mascate da região de Cascais. Como os romanos não utilizassem o zero, e essa nomenclatura fosse desconhecida em Portugal, é muito provável que o avô do imperador Pedro II tenha sido concebido durante a viagem de algum hindu às terras portuguesas. Em todo caso, o nome completo do pai da princesa Isabel era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga Nahasapeemapetilon.

Um atentado de grande porte se chama potentado. A grande revolução tecnológica do século XIX foi que os grandes transatlânticos também começaram a navegar no Pacífico, passando a se chamar de transpacíficos e posteriormente, de transíndicos também. O mais alto cargo na navegação de cabotagem era o posto de Aomirante, que era concedido ao marujo infrator, quando este era punido tendo que passar a noite no mirante do navio, que ficava alto pra caramba.

A engenharia naval consagrou os termos estibordo e bombordo, mas isso só se aplicava aos navios em perfeitas condições. Quando o casco era avariado, usavam-se os termos aquelebordo e maubordo. Mas quando em reparos no estaleiro, o barco não tinha bordo nenhum, pois os carpinteiros os levavam para pintar em casa e só devolviam de manhãzinha. O primeiro submarino da história foi à pique porque o inventor das comportas das escotilhas só viria a nascer 20 anos depois. A maior batalha da Marinha do Brasil se deu num riacho, durante a Guerra do Paraguai. Justamente por causa da equivalência entre as Forças Armadas, a maior batalha campal do Exército se deu num beco entre dois cortiços em Madureira, e o maior combate da Aeronáutica aconteceu no céu da boca de algum brigadeiro furioso.

Fora isso, não sei de mais nada.

1 Comments:

Blogger Zarastruta said...

Heme',

Ler o seu blog e' uma esperiencia cultural, com certeza. Aprendi muito hoje.

5:48 PM  

Postar um comentário

<< Home