sexta-feira, novembro 09, 2007

É muita intimidade com o santo!


Acima, um supermercado aqui da capital. Curioso como na publicidade - na má publicidade - se recorrem a clichês batidíssimos, como essa trinca do Bom, Bonito e Barato. No caso do Zezão, discordo das três assertivas, mas enfim... As gôndolas cheias e os caixas abarrotados, com gente despejando notas de real, soterram meus argumentos. Logo eu fico criticando, que sou tão esperto que tenho que me virar pra pagar o carnê do banco Volks.

Mas a respeito dos santos. Queria viver o suficiente para presenciar a sagração do futuro papa Pedro II. Obviamente, ninguém terá cojones para adotar um nome canônico como esse, pois o primeiro papa foi o único a ser amigão, chapa mesmo ( sendo alvo de piadinhas e cortadas, inclusive ), d´Ele, o hômi. Um eventual sucessor teria que pelo menos, atestar ter recebido um "passa lá" de Jesus sobre as bodas de Canaã. O que não será o caso.

Sabiam que tem um santo com meu nome? Dia 3 de março é o dia de São Hemetério. mesmo com o Google à disposição, não achei uma hagiografia decente sobre esse santo de nome esquisito. Mas posso deduzir por si só que:

São Hemetério foi um monge que viveu no sul da Espanha, lá pelo século VII. Era moleque de recados de um senhor mouro da região, e de vez em quando, traficava escravas núbias em troca de uma casquinha. Era mal visto pela comunidade cristã por causa de seus hábitos esquivos e pela amizade com a corja sarracena. Por causa disso, ganhou o apelido de Hajamé, que pegou como sarna em viralata.

Morreu martirizado quando numa noite, caiu de um penhasco e se estatelou nas pedras. A catinga de cachaça vinda do hálito do santo foi atribuída a um milagre divino, pois segundo a mãe do religioso, nem beber ele bebia. Todo mundo riu engasgado mas deixou pra lá, e sua morte apazigou os desafetos e os disse-me-disses. Hoje é um santo bem popular, pelos menos nas tabernas e inferninhos de Ibiza.

3 Comments:

Anonymous Marcio Ramos said...

Ola Hemeterio!
Aqui, Marcio Ramos!
Cara... soh pra te avisar:
O proximo Papa será
PEDRO sim!!!
Prepare-se!!!!!
(pelo menos foi o que previu o maxi-hiper-pop-guru-... Put... nao me lembro o nome dele! :|

2:53 PM  
Blogger Hemeterio said...

Fala, Márcio!! Eu quero um papa brasileiro, ja que D Aloísio, que era quase cearense, dançou no conclave que elegeu Albino Lucciani - João Paulo I.

3:58 PM  
Blogger Jeovath said...

Olá Hemeterio, obrigado pela observação, mais o BBB do ZEZÃO, diferencia-se das outras jutamente por ja ser uma frase popular e estar presente no imaginário das pessoas. Olha a prova da publicidade; o clichê do ZEZÃO te chamou a atenção em meio a todos os supermercados da capital, vc ficou na mente o bom, bonito e barato, viu como a publicidade uma frase popular funciona. Muito obrigado. Faça parte do BBB do zezão e seja nosso cliente!

6:02 AM  

Postar um comentário

<< Home