sábado, abril 11, 2009

CSS

CSS: Cansei de Ser Sexy? Não, nada disso. Trata-se simplesmente das Cenas da Semana Santa. Consegui apenas dois flagrantes na sexta-feira. Garanto que se eu saísse à procura da notícia, passando o dia todo com minha câmera na mão, tal qual um destemido e macho Jimmy Olsen; eu teria a câmera roubada. Enfim.

A Malhação do Judas, junto com os folguedos do Dia de Reis são minhas manifestações de cultura popular favoritas. Tudo bem que a MJ tem um odioso viés hebraicofóbico, fomentado pelos papas na idade média, mas só quem saca isso são os cabeções, como eu e você. O costume já se diluiu na cabeça do povo, que não tá nem aí. Pro povão, o Judas é apenas uma representação de algo ou alguém detestável no momento, como políticos, políticos e quem mais? Ah, assessores de comunicação e marqueteiros de políticos.



O flagrante foi no bairro do Papicu. Reparem que o Judas tá um misto de Coringa com Luís Gonzaga. Durante todo o mês, eram vendidos Judas artesanais postos em exibição em todo cruzamento. Extremamente popular, ainda hoje, o costume atravessa os séculos pois o que não faltam são personalidades execráveis Brasil afora - que bem merecem essa crítica popular. Ah, mas que se dane, é diverido paca esmurrar um boneco indefeso e tascar-lhe fogo.

Se fosse eu a promover a brincadeira com meus sobrinhos, modernizaria o negócio. talvez transformasse o Judas numa piñata, enchendo de doces o corpo de pano do boneco. Vamos ver, vamos ver.

Nessa outra, uma típica mudança de pobre, notem que não falta, até, o clássico "cachorro de mudança". Em geral liso se muda à noite. Eu sei como é que é ( cof, cof, cof). O que estaria esse pobre coitado numa caçamba de frete em plena luz do dia? Simples, ele aproveitou o feriado, quando as ruas estariam vazias e sua vergonha, assim pensava, oculta da turba. Não para os olhos atentos do maior fotógrafo do Ceará, Cartier Salgado!

6 Comments:

Anonymous Edge said...

ha! Sensacional captura. Mais candido impossivel

7:18 AM  
Blogger Hemeterio said...

Pois não é? Obviamente, crianças pobres mas.... estranhamente felizes. Ah se o Brasil tivesse grana.

7:24 AM  
Anonymous muta said...

cara, vc acabou de me dar uma ótima idéia: fomentar a escolha popular de "personalidades" que irão encarnar o judas ano que vem, mas não na semana santa e sim às vésperas das eleições...

daí o negócio é malhar publicamente os danados!

talvez uma tradição popular tão arraigada ajude o povo a lembrar das figuras que devem ser malhadas nas urnas... :D

12:19 PM  
Blogger Hemeterio said...

Muta, aqui no Ceará ia faltar boneco! E que tal se fosse uma malhaçao virtual? Algum desocupado poderia fazer um joguinho barato em Flash em que a gente colasse a cara da personalidade num boneco e ficar batendo nela à vontade. De nada, de nada.

12:56 PM  
Blogger Mariana Araújo said...

Num ia dar certo não, pelo menos, não se a intenção fosse queimar o dito-cujo. rsrrs
Já pensou a ruma de confeito tudo bem coladim no plástico queimado, um chicletim e tanto! rsrrss

10:08 AM  
Blogger Hemeterio said...

Mariana! O sobrinharada só ia queimar o Judas depois. sabe o que seria legal? Depois d ecatados os doces, colocar uma ruma de bombinhas rasga-latas e tacar fogo em tudo!

4:11 PM  

Postar um comentário

<< Home