quarta-feira, junho 17, 2009

Válvulas e véios ranzinzas

Desde o colégio o povo pede que eu desenhe capas de trabalhos, agendas, bilhetinhos. Sempre gostei de fazer. Para minha surpresa e gáudio, ainda hoje recebo esses convites, que executo graciosamente. Isso é um bom sinal: não meto medo nas pessoas - apesar da minha carranca - e ainda conservo uma certa jovialidade no trato profissional, que nem o capitalismo medieval a que os ilustradores são submetidos no Brasil conseguiu apagar. Por enquanto.

Essa capa foi feita aqui no cárcere, para uma amiga do calabouço ao lado. Que tal?



Véio rabugento


I
Taí uma coisa que me enfurece: "A temperatura na serra era de 5°, mas a sensação térmica era de -10°". No Brasil não há inverno de verdade, só um vai-e-vem de frentes frias. Os caras hipervalorizam uma reles friagem, dando-lhe ares de nevasca. Parece com o cara cujo pau só tem 10cm, mas como ele come uma mulher pequenininha, a sensação peniana é a mesma de ter um mastro de 27cm.

II
Esses hedonistas fulltime de Salvador vestem-se de abadás. Bobagem. O nome daquilo sempre foi mortalha. Inventaram um termo sei lá, bantu pra valorizar a peça, como se a coisa não passasse de um andrajo, mulambo ou saco cuja única função é deixar as genitálias acessíveis.

III
Devo admitir: o Brasil melhorou. Com a informática, TCUs da vida e imprensa livre, é cada vez mais difícil - e complexo - roubar. Tanto que as tramóias de José Sarney parecem coisas de velho ultrapassado e sem imaginação, como contratar parentes por debaixo dos panos. Será que ele achou que oh, como sou esperto, ninguém pensou nisso antes, ninguém vai notar!? Esse expediente poderia ter sido usado por Café Filho e asseclas - e mesmo na época, já soaria muito a século XIX.

IV
Não gosto do número quatro. Adiante.

V
Sou do tempo em que jogos de computador se chamavam videogames, e usava-se um joystick para brincar. Agora os consoles, como eles chamam, se parecem com uma tábua cheia de botões, ótimas para ocasionarem lesões nos polegares. Deixaram o elegante visual de manche do Atari para adotarem essa verdadeira arma-branca que é o controle do PSP. O que virá agora, um dispositivo crivado de acelerômetros, que vai obrigar o velho aqui a rebolar em frente à TV? Francamente!

6 Comments:

Blogger Marcelo Oliveira said...

Olá Hemeterio,

Tudo bem? Estou precisando de um email de contato para lhe falar sobre uma proposta de trabalho com álbum em quadrinhos. Se estiver interessado mande um email para marcelocaterpillar@gmail.com que te retorno a proposta.

obrigado.

6:32 PM  
Blogger Zarastruta said...

Heme',

Tambem sou deste tempo:
"V.
Sou do tempo em que jogos de computador se chamavam videogames, e usava-se um joystick para brincar. Agora os consoles, como eles chamam, se parecem com uma tábua cheia de botões, ótimas para ocasionarem lesões nos polegares. Deixaram o elegante visual de manche do Atari para adotarem essa verdadeira arma-branca que é o controle do PSP. O que virá agora, um dispositivo crivado de acelerômetros, que vai obrigar o velho aqui a rebolar em frente à TV? Francamente!"

Eu comprei um Xbox 360 e devolvi com uma semana. Mas eu tenho esperancas:
Procura "Project Natal" no Youtube.

8:06 PM  
Blogger Zarastruta said...

Achei um link direto:
http://www.youtube.com/watch?v=p2qlHoxPioM

8:08 PM  
Anonymous Russivelt said...

Ei!!! Q raios de ranzinza eh esse q acha bom sinal naum meter medo nas pessoas!!!?? Hehehe... Bom, e como um desses "exploradores" no meio do caminho entre colegio e "Valvulas" quero me defender dizendo q soh o fiz por estar no meio de outros 30 exploradores e ser uma chanche q eu naum podia perder, certo?!!

Agora vamos em ordem (q eu tbm to veio e rabugento;-):
I - Hipervalorização eh o q nal falta ao ser humano...todo o dia o q naum falta eh gente descobrindo a polvora a todo minuto!!! Tai o Globo Reporter q naum me deixa mentir...passa uma semana toda trabalhando soh pra repetir as mesmas reportagens do ano passado (e isso vale pros ultimos 10 anos)

II - Concordo....e a galera do Fortal ainda peleja com outros ritmos pra faturar.....Se eles arranjarem um nome pra mortalha do Forró ainda vão cafetinar por dança (e ainda vao tirar dinheiro do cliente e da "pro"!!! hehehe)

III - Não é q a roubalheira tenha ficado mais complexa.....ficou.....mas pq eh tanto ladrao pra enfiar a mão q naum cabe mais nos velhos buracos, entao haja inventar buraco novo ....
E quanto ao vei Sarney (fino ladrao como todos e cada um politico)...Vai dizer q tu consegue convencer teu pai ou tua Mãe a mudar o jeito deles fazerem uma coisa q eles repetem a 30 anos!! Eu naum consigo convencer os meus a lerem uma pagina no PC....tenho q imprimir tudo!!!
Agora imagina a Roseana tendo q governar la no Maranhao e pastorar o Sarney lá em Brasilia....como eh q dah pra coordenar tanto roubo e se preocupar com o vei ao mesmo tempo?! Hehehe.....

IV - Eu ouvi q tu já nao gostava do 1 e do 2 .... (" - Vamo começar do 3, se der tudo certo a gente volta e faz o 1 e o 2 que eu to cansado de comecar as coisas q só ficam no primeiro numero!!!) Hehehe........Agora a lista aumentou...

V - Ei Macho...acho q bateu uma demencia basica ou uma amnesia seletiva.....ou tu esqueceste do Controle do Wii (ateh o nome do bicho tu precisa rebolar um pouco pra dizer!! Hehehe)
Que alias o Hype dos States hoje são os jogos Porn...com joystick do Wii....hehehe
Mulheres e Gays (e gamemaniacos liberais) jah aderem a licoes de pompoarismo pra poder jogar propriamente esses jogos!! Hahahaha
Os espadas mesmo vaum ter de esperar a versao "Capa pra bilau"
soh em 2010!!

5:16 AM  
Anonymous Ollie said...

Vem cá, quando a piada do Hemeterio passou por cima da tua cabeça, fez um barulho assim "vrooooooom"?

3:13 PM  
Anonymous Russlain said...

Desculpa se ofendi o Hemeterio, Ollie...."...agora vou ter de explicar a piada..."!!!
Pra mim os comments vaum pro autor.....o q eu queria era desenrolar um pouco cada piada pq justamente gostei e me identifiquei...sabe como é (na impersonalidade da net a gente já se acha amigo das pessoas e pode cometer "abusos")
Então novamente desculpa ai Hemeterio, e desculpa os comments do proximo post, tais excessos naum se repetirão.

7:04 PM  

Postar um comentário

<< Home