sábado, janeiro 31, 2009

"El Roto" falando do mal lavado!



Acabei de receber um presentão. O Thiago, xamã por trás do sensacional Cara de Milho, mandou pelos Correos de España um livro de cartuns/pinturas do desenhista El Roto. E por que ele haveria de me enviar um presente assim inestimável? Bem, é que livrei a cara da figura num problema aí com El Rei Juan Carlos e aparentemente, ele está grato. Teve a ver com uma princesa fugida às pressas de Madri, mas essa história é complicada. O fato é que eu é que tenho que estar grato. O presente foi além do eventual favor prestado. Mais ou menos como Israel e Gaza, uso desproporcional da força, manjam?

Ainda ganhei uma dedicatória-poema: perfeito. Se minha lápide for bem grande, mando esculpir à guisa de epitáfio!



Quem quiser saber mais do Cara de Milho é só clicar aqui e soltar as gargalhadas!

Obrigadão de novo, bicho!



Nunca vi nada tão chocante desde que flagrei Dercy Gonçalves tomando banho. Como? É uma longa história e...

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Momento Dadá (Maravilha)


terça-feira, janeiro 27, 2009

124 OK

Não sei se já disse por aqui, mas estou desenhando um livro novo. Será nos moldes do pressuroso Garatujas, ou seja, cartuns com pretensão à comicidade. Alguns nem tanto (mistério!). Inventei de fazer 200 desenhos e mais umas surpresas. Vai ser um livro grosso. A idéia é que esteja tudo pronto em novembro desse ano.
Enquanto isso, aqui vai um vislumbre disfarçado do desenho 124.

domingo, janeiro 25, 2009

Prêmio Nobel de Ecologia



Sem dúvida, meu maior orgulho. Plantei esses jequitis há uns dois anos, mais ou menos. Agora um deles tem mais de 5m de altura e o outro não está tão alto, mas está mais encorpado. Mais alguns anos e já serão árvores plenas. Ao todo, plantei dez mudas pela cidade. Só não fiz mais porque não tenho onde.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Começo promissor


Jesus começou com apenas 12 seguidores.

terça-feira, janeiro 20, 2009

ABI 100

As comemorações dos 100 anos da ABI serão encerradas por uma exposição de desenhos. Cada desenhista convidado entregou um trabalho tendo como tema a liberdade de expressão e os 100 anos da entidade. O meu ficou assim, look:

sábado, janeiro 17, 2009

Two years later

A primeiríssima foto com meu sobrinho Arthur, e em seguida, a mais recente, dois anos depois. Além do Tutu estar ficando mais fofo e bonito, o outro fato digno de nota é que eu ainda caibo na mesma camisa. Veremos se continuarei tão esbelto e elegante nos 3 aninhos dele.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

117

Cartum 117 OK. O livro novo que tô fazendo terá 200 desenhos e mais algumas surpresas. A idéia é que tudo esteja pronto e nos melhores lares do Brasil em novembro. Aqui, um detalhe que não compromete. Depois de desenhar as peças, monto tudo num cartum só. A piadinha vai ter uma típica casa de interior e um A4. Isso não pode dar certo.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

The Dark Krusty

Um mashup à guisa de homenagem - envolvendo Krusty, o Palhaço e o Joker de The Dark Knight -, já que o ator Heath Ledger acabou de ganhar um Globo de Ouro pela sua sensacional atuação. Please, pessoal da Fox e Warner, não me processem, sim? Detestaria ter que falir vocês.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Ainda ecoam as chibatadas

Nota generosa sobre o Chibata! na revista Aventuras na História de janeiro, já nas bancas. No endereço abaixo, a reportagem no site de compilações da Conrad.

http://www.mangaconrad.com.br/xblogx/?p=4751

terça-feira, janeiro 06, 2009

Elogios enrubescedores! Direto do blog do JB, por Pedro de Luna.

http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=10659

segunda-feira, janeiro 05, 2009

MMIX

Tudo que tem MIX no meio cheira ao alegre entrelaçar afetivo entre gêneros idênticos. Mas isso não tem nada a ver com o texto de hoje, é que voltei das férias inspirado. Fui ao Maranhão visitar meu irmão Júnior e de quebra, conhecer também o Milton e a Ariana, fiéis leitores dessse blog insosso. Obrigado a todos pela acolhida!

Aproveitei e também fui conhecer Alcântara, cidade histórica do outro lado da ilha. Alcântara é famosa pelo seu casario histórico e pela base de lançamento de foguetes. A julgar pelo infeliz estado de conservação das casas, parece que metade dos foguetes caiu sobre a cidade, ou pode ser impressão minha. Mas como o Brasil não consegue colocar nada em órbita, a não ser o ego de alguns governantes, minha teoria não parece ser tão furada assim.

Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. A cidade, mesmo meio detonadinha, é preciosa e absurdamente bonita. Do mesmo nível de uma Ouro Preto ou Olinda, a cidade é patrimônio da humanidade e merecia um melhor tratamento. Algo já está sendo feito via Iphan, mas no Brasil sempre é bom estar vigilante.

Vejam aí embaixo um exemplo. O pórtico central era importado de Portugal, pois a colônia não podia produzir material de construção. As paredes eram erguidas de qualquer jeito com material local: tijolos toscos e pedra. Como algumas casas estavam com o reboco descascado, foi como achar um fóssil de 400 anos com as entranhas à mostra, como na foto seguinte.





Gostei do grafite improvisado num tapume, também em Alcântara. A guria tem traços dos mangás, influência onipresente entre os jovens, e macacos me chupem se ela não está bem gostosinha com suas calcinhas rosa. O que diabo é aquilo, uma tocha, uma flor ou um espanador? Eu gamei.



Foto pra prêmio. O prêmio da Fundação Michael Jackson para o Apalpo, digo, o Amparo das Crianças. Sacanagens sórdidas à parte, ficou bem bonitinho, não?



Mais do casario. O azulejo só sobrevive na arquitetura brasileira em casas antigas ou em piscinas de clubes. Pena, pena.



Pra terminar, uma prova que o fotógrafo é chegado a um homoafeto (já incorporei a reforma, tá ligado?). Esse "fotógrafo" (omitirei sua identidade para preservar o que restou da sua dignidade) é mais chegado num cofrão que o tio Patinhas.

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Chibata! foi considerado pelo Gibizada o melhor lançamento de quadrinhos do ano de 2008. Mais aqui, no Blog dos Quadrinhos.

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br
Desenhos pra FUNCEME, numa cartilha sobre clima e sociedade. Aqui vão duas páginas pra desfrute (de quem, caraíba?).