quarta-feira, março 10, 2010

Crux Australis



















Cruzeiro do Sul visto da latitude de Fortaleza. 10 março 2010, aproximadamente às 22:15. A primeira foto teve 15 segundos de exposiçao e a seguinte, 30 segundos. Impressionante como já aparecem estrelas que nem sequer a olho nu eu havia percebido, por causa da poluiçao luminosa e tal.

12 Comments:

Blogger Suderland said...

Muito legais as fotos, Hemet. Amo o céu e as estrelas. Desde de pivete que curto ficar sentado num lugar isolado e em silêncio só contemplando a abóboda celeste.

[]'s

4:38 AM  
Blogger Hemeterio said...

Sud, minhas vocações sao claras, o problema é a grana. Queria muito um observatorio no topo de uma serra. ai ai, quem sabe....

5:52 AM  
Anonymous edge said...

se tirar a mesma foto daqui de down under sai diferente?

5:52 AM  
Blogger Suderland said...

Puxa, compreendo perfeitamente. Se eu fosse um cara que tivesse dinheiro sobrando para isso com certeza investiria nisso. E se um dia vc conseguir, por favor, lembre de mim. Desde pivete tenho um sonho de passar uma noite num observatório.:))

Sabe Hemet, na época do vestibular eu fui atrás de cursar uma faculdade de astronomia, mas descobri que só tinha no RJ, ai desisti.

Espero que um dia vc consiga realizar teu sonho.

[]'s

6:01 AM  
Blogger Hemeterio said...

Edge, sai igualzinha, mas.... o cruzeiro vai estar mais alto no ceu. Voces ai em Brisbane estao no paralelo 23, mais perto do polo que Fortaleza, que ta no paralelo 3.

Sud, combinado!

6:49 AM  
Blogger Pedro Obliziner said...

já reparou que tem uma cruz mais fraca muito próxima do cruzeiro do sul? Um dia eu tava na USP esperando um ônibus às 10 da noite, puto porque o maldito não passava e começei a olhar pro céu até achar o cruzeiro do sul, passa alguns minutos e olho procurando por ele e vejo ele bem mais pra esquerda e penso "pqp, como ele foi parar aí?", depois que me toquei que era o cruzeiro do sul fake.

7:03 PM  
Blogger Hemeterio said...

Reparei nao, mas é fácil achar cruzamentos retos no céu. O Cruzeiro se destaca porque é formado de estrelas bem brilhantes. Ai em SP deve ser bonito de se ver, o Cruzeiro deve estar bem alto no céu, aqui ele passa rasante ao horizonte.

4:09 AM  
Blogger Suderland said...

Hemet, isso que o Pedro eu já havia reparado e por "coincidência" estava justamente pensando nisso esse final de semana, pois estava lá no interior, onde existe menos luz urbana e o céu fica maravilhosamente estrelado.

Pois bem, nesse site:

Ele fala e mostra um mapa desse "falso cruzeiro". Está na seção "Crux (Cruzeiro do Sul)".

[]'s

6:21 AM  
Blogger Suderland said...

Hemet, o link não foi na msg anteior. Vou tentar de duas formas:

Assim:
LINK

E assim:

w w w . ancruzeiros. pt /ancastro-estrelas-id . html

[]'s

6:27 AM  
Blogger Nanael Soubaim said...

Houve época em que eu ficava a admirar o lábaro estrelado, mas veio a maturidade e o peso da responsabilidade a me vergar a coluna ao final de cada dia.

2:14 PM  
Anonymous Evandro Silveira said...

Hemeterio, como falo com você ?

Evandro Silveira

8:19 AM  
Blogger Hemeterio said...

Evandro! Liguei praquele teu numero e ninguem atendia. No outro comentario teu, deixei o telefone do Ira e o meu, taqui: H 3244 5365 e I 9104 0270 meu e-mail: hemeterio@gmail.com

8:51 AM  

Postar um comentário

<< Home