sábado, maio 08, 2010

Mody Dick Rex Cetus

Estava tentando bolar um cartum para um concurso e deduzi esse aqui. Digo deduzi e nao criei porque já conhecia uma idéia igual. No caso, uma barata esmagada é adorada junto com seu instrumento de suplício, uma imensa chinela. Se eu nao conhecesse a idéia original, até que nao teria problema nenhum usar essa minha aqui, mas uma vez conhecendo a fonte, nao dá.


Repare nos golfinhos coroinhas, e na orca espertalhona pagando uma de padre. Na "ediçao" final da tira, eu iria tirar o homem que espeta o arpao. Nao é necessário essa representaçao do "mal" na mitologia das baleias, ela está implícita no arpao - assim como Roma está implícita como a força que matara Jesus: nao é preciso colocar um centuriao pregando os cravos.

A idéia nasceu assim: pensei em sacanear os personagens de grandes obras da literatura, e percebi que pelo menos tres delas teriam algozes de forte representaçao gráfica. Dom Quitoxe e seus moinhos de vento, o capitao Ahab e sua baleia branca e pra ter o desfecho comico da tira, Gregor Samsa / barata e uma chinelona. Daí lembrei da tira da barata/Jesus, e vi que o arpao do Pequod, que eventualmente no fim do livro mata Moby Dick, poderia ser usado como instrumento de culto por baleias inteligentes. Mas aí.... bah. Ja era.

Mas já bolei outro pro tal Salao de Desenho. Aguardai.