sexta-feira, janeiro 16, 2015

Canada 150



Em 2017 o Canada fará 150 anos de sua "fundação", digamos assim. Para comemorar a data, o governo promove um concurso para que estudantes criem o logo do evento e possam, dessa forma, "fazer parte da História do Canada". Palavras deles.

O fato de que não sou um jovem estudante é irrelevante para mim. Mandei minha ideia do mesmo jeito, vamos ver o que eles acham.

Aproveito pra despejar aqui meu Memorial Descritivo. Acreditem ou não, achei minha solução deveras esperta. Vamos lá.

-

O Canada tem seis fusos horários, e a palavra CANADA tem seis letras. Autoevidente, então. Assim, as seis faixas representam o mapa do país de
Costa a Costa. Obviamente, também simbolizam as cores das várias nacionalidades e etnias que compõem o Canada - da mesma forma e substância das cores e significados da Bandeira Olímpica.

Além disso, as cores têm significados culturais, geográficos e econômicos.

Amerelo refere-se ao por do sol, já que mostra a Costa Oeste do Canada. Também referencia-se com o ouro da província de Yukon. Sim, aquela mesma das histórias do Tio Patinhas.

Preto seria o petróleo das Oil Sands, importante riqueza do Canada, e principal pauta da província de Alberta - na mesma posição relativa, inclusive.

Verde é a floresta boreal e as fazendas do meio-oeste, importante referência ao cinturão agrícola do país.

Vermelho simboliza Ontario, umas das províncias fundadoras do Canada. ...e que até pouco tempo atras, sua bandeira era a própria bandeira do país, substituída em 1967 pela bela e neutra Maple Leaf. Neutra porque até então, o Canada ostentava a Union Jack no seu pavilhão, assim como até hoje o fazem as submissas Austrália e Nova Zelândia. O vermelho, no caso, era a cor da Inglaterra.

Azul simboliza Quebec e a França. A província rebelde também foi uma das co autoras da carta de fundação do Canada, e por causa da maioria francesa, até hoje o país é oficialmente bilíngue - o que eu acho deveras chique.

Laranja simboliza o nascer do sol na Costa Leste e as províncias oceânicas.

"A land between the suns", como eu escrevi pra eles.

Mais sobre os tons: é possível achar as cores de 99% dos países do mundo nesse arranjo de matizes. Faca o teste. Da pra achar a India, Nepal, Bielo-Russia, Brasil, Tanga e Atlantida.

Mas o pulo do gato vem a seguir.

O arranjo monolitico e quadradao na verdade... 'e um INUKSHUK.

Inuksuit sao os monumentos simbolos do Canada. Sao como bonecos de pedra gigantes. O maior deles, com 11m de altura. Foram construidos ha uns
mil anos pelos inuits, e sao de uma profunda reverencia para os canadenses. Faz sentido. Numa terra onde tudo 'e muito novo, esses tijolos arqueologicos sao como as piramides deles. No caso, o meu 'e um Inukshuk deitado.

Imagino que seria possivel fazer uma animacao mostrando um inuksut se transformando no Canada150, ficaria bem legal.

Pois ca esta minha contribuicao. Veremos o que os proximos 150 anos nos aguardam.

3 Comments:

Blogger edge pereira said...

Otimo texto! como sempre.

E pra voce ver. apenas em 1967 q o canada mudou a bandeira, hoje ninguem mais lembra de como era antes.

Australia deveria espelhar-se e lembrar-se nisso na proxima vez que a discussao sobre mudar a bandeira venha a tona (todo ano durante o 26 de janeiro ela renasce).

10:15 PM  
Blogger Hemeterio said...

Acho q a Australia n deveria mudar sua bandeira nao. Ela acabou virando um simbolo do pais, mais do q a velha bandeira vermelha do Canada q ninguem lembra.

Alias, o que motivou a troca da bandeira foi uma historinha bem legal, permita-me contar:

O jovem embaixador Pearso, hoje nome do aeroporto de Toronto, foi escolhido para mediar um conflito sobre Suez, entre o Egito e a Inglaterra. Ja naquela epoca, pos primeira guerra, o canada ja tinha fama de gente boa e honesta, a na pura tradicao papal, escolheram um canadense pra mediar a parada.

Bastante sensato nao?

Nao para o presidente egipcio. Ele ficou puto e disse: como eu posso esperar neutralidade de julgamento se seu pais tem a PORRA DA BANDEIRA DA INGLATERRA COLADA NELA?

earson reagiu como a maioria.
de nos NAO teria feito: ele refletiu e pensou: vc tem razao.

Eis que o jovem embaixador, trinta anos depois, vira primeiro ministro.

uma das primeiras coisas q ele faz 'e instituir uma discussao sobre a troca da bandeira e elaborar um concurso.

tresdesnhos foram pra Final, dois deles francamente horrorossos. vendeu nossa maple leaf, que tb era uma velha bandeira de um clube da RMPC.

10:25 PM  
Blogger edge pereira said...

pronto! mais um dia, e mais uma coisa que aprendi.

10:37 PM  

Postar um comentário

<< Home